Com o crescimento no número de lojas online e a expansão das compras virtuais como um todo, uma questão bastante pertinente para consumidores e empresários é a segurança desses processos.

Justamente porque comprar pela internet envolve o uso de dados pessoais e financeiros, é essencial que o site e as plataformas de pagamento sejam seguras, evitando vazamentos e perdas de informações sigilosas. 

Quem acompanha o mundo virtual de perto sabe do potencial dele. De fato, novas lojas virtuais surgem a todo o momento, oferecendo produtos dos mais variados nichos e para as mais diversas necessidades. 

Hoje, é bem simples adquirir um kit de festa infantil com poucos cliques, escolhendo os que agradam a todos os gostos e preferências. Após o pagamento do pedido, ele ainda chega em casa, sem a necessidade de sair ou ter que encontrar um local para estacionar.

Não apenas os empresários ganham com isso, uma vez que reduzem consideravelmente os seus custos com infraestrutura, como o aluguel de pontos caros e com vagas para carros, como também centralizam toda a sua atenção nos pedidos online.

Para o consumidor, todo esse cenário é igualmente vantajoso, pois permite realizar uma pesquisa rápida para encontrar o produto desejado, comparar preços em diferentes lojas e, muitas vezes, conquistar até mesmo uma entrega grátis.

Sendo assim, não há barreiras para o crescimento do comércio no meio virtual. Não à toa, muitos empresários levaram, ou ao menos ampliaram, o seu funcionamento para a internet. 

De qualquer modo, existe um elemento de suma importância nesse formato de trabalho, que pode fazer toda a diferença não apenas nos lucros da empresa, mas também na conquista de clientes e na fidelização deles: o quão segura é a loja online. 

Não há quem queira perder os dados de um cartão de crédito, tendo que passar por golpes virtuais, uma ação que pode ser vista com frequência por aí. 

É aqui que entra a importância da segurança para as lojas virtuais. Entender o que é a segurança para e-commerce e saber como fazer a gestão dele de modo eficaz é prioridade. Para compreender melhor sobre o tema, continue na leitura deste conteúdo.

O que é a segurança para e-commerce?

Quem precisa contratar um serviço de conserto de portão, certamente vai pesquisar bastante até encontrar um bom custo-benefício. Mas há outro elemento indispensável nessa busca: a segurança.

Afinal, ninguém quer ter problemas futuros, pondo em risco a si mesmo e à sua família. Quando uma pessoa quer fazer uma compra virtual, ela também vai levar em conta se aquele site é seguro o suficiente antes de fazer um pedido.

Isso porque, é comum ouvir casos em que alguns clientes sofreram prejuízos, tais como:

  • Roubo de dados;
  • Violação de senha;
  • Phishing;
  • Compras não autorizadas.

Um site não seguro pode ser o caminho mais simples para que criminosos roubem dados dos compradores. Roubar a senha é outra ação muito recorrente, que traz problemas para os usuários.

O phishing é uma ocorrência na qual o site é clonado e, quando o cliente clica em um link, é direcionado para uma página falsa idêntica à primeira. Com isso, os fraudadores roubam dados pessoais e financeiros.

A partir disso, compras não autorizadas podem ser encontradas no cartão de crédito dos clientes, gerando transtornos para eles e para a loja, prejudicando a sua imagem.

Diante disso, só uma ação pode ser tomada, que é o investimento em segurança. Aplicar ferramentas próprias para isso, fazer a atualização correta e conquistar certificações específicas para e-commerces são alguns exemplos práticos. 

A importância da segurança nas lojas virtuais

Quando se monta uma loja virtual, há vários fatores envolvidos. Desde a parceria com um fornecedor de roupas femininas ou de outros tipos de produtos, até a elaboração do site e a escolha das embalagens, muitos pontos são essenciais.

Em se tratando de um e-commerce, há ainda a questão da segurança da plataforma. Isso porque ela é determinante para que os visitantes decidam realizar compras ali. De fato, esse aspecto é de suma importância por vários motivos.

O primeiro deles é a confidencialidade. Ao inserir dados pessoais no site, o cliente supõe que eles não serão compartilhados com outras pessoas ou sites, de modo que pode ter a tranquilidade de comprar em um e-commerce que respeita as suas informações pessoais.

Outro ponto é a integridade da loja. Afinal, ao fornecer dados sigilosos à empresa, o usuário cria uma relação de confiança com a loja, tendo assim a certeza de que suas informações não serão alteradas.

O e-commerce também precisa ter como objetivo utilizar plataformas que evitem intermediários, de modo que o cliente consiga fazer o pagamento diretamente, sem depender de outros serviços que podem não ser tão confiáveis.

Para tanto, ele disponibiliza recursos nos quais apenas colaboradores confiáveis tenham acesso, ou mesmo que apenas entidades reconhecidas pela sua idoneidade realizem os processos de pagamento de forma sigilosa e correta.

Afinal, quando se realiza a compra de copos personalizados, o comprador espera que o processo seja rápido e simplificado, mas sempre contando com o uso de plataformas confiáveis para pagar pelo produto.

Por fim, vale mencionar que a autenticidade é mais uma característica importante da segurança de um e-commerce. Isso porque é esperado que ele confirme a veracidade das informações e se quem está realizando a compra é mesmo o dono daqueles dados.

Dessa forma, é possível ter um controle eficaz contra fraudes, evitar problemas para a loja e para o cliente, sem deixar de oferecer um serviço confiável e eficiente para os seus compradores. 

Como fazer a gestão da loja de modo seguro

Como não poderia deixar de ser, tal como a manutenção elétrica residencial depende de acessórios para que seja feita de maneira protegida, um e-commerce pode apostar em diversos elementos para gerenciar as compras de forma segura.

Para isso, algumas medidas simples podem ser aplicadas, o que vai garantir uma usabilidade coerente e protegida para o público. Confira as principais a seguir.

1. Tenha um site com SSL

Os certificados e os protocolos de segurança são indispensáveis para um e-commerce. O SSL é o que faz a criptografia, que é indispensável para tornar toda a navegação mais segura, pois evita interceptações de dados. 

Além dele, o certificado EV é outro bastante comum, conhecido por ser um cadeado verde visto na página de navegação, garantindo a autoridade da plataforma. As que possuem HTTPS no link também são mais seguras.

Tudo isso, isso reflete na proteção do e-commerce, e demonstra para o seu público que é possível comprar ali com tranquilidade. 

2. Atualize a plataforma

Do mesmo modo que uma empresa investe na sua segurança ao instalar um circuito de câmeras, um e-commerce também precisa de elementos que protejam os seus compradores. Um deles é a atualização da página.

Afinal, ao se pensar que da mesma forma que criminosos estão sempre em busca de uma brecha ou criando mecanismos para fraudar páginas e roubar dados, os protocolos de segurança são constantemente atualizados para proteger os usuários.

Portanto, nada mais essencial do que atualizar as páginas com esses novos recursos, que poderão garantir que os usuários naveguem de forma mais tranquila, realizando compras sempre que necessário.

3. Invista em segurança

Por fim, outra dica importante de gestão de segurança para os e-commerces é a de investir constantemente em proteção para a página. Isso inclui começar escolhendo uma plataforma confiável para hospedar o e-commerce.

Depois, é necessário recorrer a sistemas antifraudes, assim como a inserir softwares que otimizem ainda mais as questões de segurança com relação às compras. 

De fato, cada elemento presente em um e-commerce, desde o serviço expresso de entrega até o sistema de pagamento são considerados pelo consumidor e, por isso, cada investimento deve ser pensado e devidamente aplicado para aumentar os resultados.

Considerações finais

Com a expansão da internet e o crescimento dos e-commerces, conquistar o público nem sempre é uma tarefa simples. Mas existe um aspecto que pode mudar de forma especial o olhar dos usuários para a sua loja: o oferecimento de uma plataforma segura.

Afinal, assim como quem precisa contratar uma empresa de lavagem de estofados quer contratar um estabelecimento idôneo, nas compras virtuais o processo é o mesmo. Isso porque ninguém quer passar por problemas que envolvam fraudes e golpes virtuais.

Dessa maneira, ter a certeza de que a sua plataforma de vendas é segura é um meio de se destacar no segmento e atrair cada vez mais compradores, que se sentem seguros ao optar pela sua loja.

Portanto, não deixe de investir e de gerenciar o seu e-commerce seguindo as dicas abordadas neste artigo, tendo assim a tranquilidade de oferecer o melhor serviço possível para o seu público na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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